Plano de Aula: Explorando a Regionalização Mundial


aula sobre regionalização mundial



Uma Jornada pela Regionalização e Geopolítica

Objetivos da BNCC sobre geopolítica e regionalização:

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais

(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra

Explorar diferentes formas de regionalização mundial, destacando critérios naturais, socioeconômicos e históricos.

Recursos:

  • Computadores ou dispositivos com acesso à internet.
  • Softwares de mapeamento digital.
  • Projetor para exibir mapas e apresentações.
  • Quadro branco e marcadores.

Introdução:

Comece a aula exibindo o mapa mental "Diversas formas de regionalizar o mundo". Discuta com os alunos sobre a importância da regionalização na compreensão da diversidade global e das relações geopolíticas. 


regionalização mundial
Por: Professora Camila Teles 



Ofereça também o texto didático a seguir:

Diferentes formas de Regionalização Mundial 

O mapa mental apresentado oferece uma visão abrangente de diversas abordagens para a regionalização do globo, destacando tanto critérios físicos quanto aqueles relacionados a contextos históricos, sociais, políticos e econômicos. 

Esta análise permite uma compreensão mais profunda das complexidades que envolvem a divisão do espaço mundial.

A primeira e mais básica forma de regionalização é a compartimentação do planeta com base em critérios naturais, especialmente pelos continentes. Essa classificação, guiada pela geologia, reflete a divisão resultante da formação natural da Terra ao longo de eras. 

A identificação de continentes como unidades geográficas distintas é fundamental para entender a diversidade de ecossistemas, climas e recursos naturais em todo o mundo.




aula regionalização mundial



Além disso, a regionalização pode ser realizada considerando critérios sociais, políticos e econômicos, vinculados à ordem mundial predominante em determinados períodos. Nesse contexto, grandes potências exercem influência sobre países menos desenvolvidos, delineando uma dinâmica global complexa.

Ao observar o mapa mental, encontramos uma classificação específica que destaca a categorização de países em Centrais, Periféricos e Emergentes. 

Os países centrais, muitas vezes referidos como desenvolvidos, ocupam o centro do sistema capitalista. 

São reconhecidos como grandes produtores de tecnologia, exportadores de produtos industrializados de alto valor agregado e sedes de empresas transnacionais.

Contrastando, os países periféricos são dependentes economicamente dos países centrais, caracterizando-se por uma menor presença tecnológica e importação de produtos industrializados de alto valor agregado. 

Essa relação de dependência econômica pode influenciar significativamente as dinâmicas globais.

A categoria de países emergentes engloba nações com um padrão de vida situado entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado. 

No entanto, a classificação desses países é desafiadora, pois não existe uma única definição internacionalmente reconhecida de país desenvolvido. 


Além disso, os níveis de desenvolvimento econômico e social podem variar consideravelmente dentro do grupo de países em desenvolvimento, com alguns apresentando um padrão de vida médio considerável.

Assim, ao explorar as diversas formas de regionalização apresentadas no mapa mental, é possível compreender a complexidade e a interconexão das dinâmicas globais, proporcionando uma visão mais completa e crítica do mundo ao nosso redor.

Desenvolvimento:

Após a leitura do texto e exibição do mapa mental promova uma discussão sobre os conceitos estudados e siga as instruções para a produção da avaliação processual.

Avaliação:

Divida a turma em grupos pequenos.

Cada grupo representará uma "delegação" de um país específico.

Escolha de Países:

Cada grupo escolher um país para representar durante a simulação.
Podem escolher países que representem diferentes estágios de desenvolvimento, diferentes regiões do mundo, etc.

Pesquisa:

Os grupos realizarão uma pesquisa aprofundada sobre o país escolhido, levando em consideração aspectos socioeconômicos, políticos, geográficos e históricos.
Devem analisar como o país se encaixa nas categorias de Países Centrais, Periféricos ou Emergentes.


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Com base na pesquisa, os grupos devem preparar uma apresentação representando seu país durante uma conferência geopolítica fictícia.

Destaquem as características que definem a posição do país na ordem mundial, suas relações com outros países e as implicações geopolíticas.

Conferência Geopolítica:

Realize a simulação de uma conferência geopolítica na sala de aula.

Cada grupo terá a oportunidade de apresentar as informações sobre seu país, destacando suas regionalizações e interações geopolíticas.

Debate e Discussão:

Após cada apresentação, promova um debate entre os grupos e a classe.
Encoraje perguntas, análises críticas e comparações entre os diferentes países representados.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados com base na qualidade da pesquisa, na clareza e organização da apresentação, na participação durante a conferência e na capacidade de aplicar os conceitos de regionalização e geopolítica.

Conclusão: 

Essa atividade não apenas consolida os conhecimentos adquiridos durante a aula, mas também estimula habilidades de pesquisa, trabalho em grupo, expressão oral e pensamento crítico. 

Além disso, proporciona uma experiência prática de como os conceitos de regionalização e geopolítica se manifestam na realidade de diferentes países.