Aula de Geografia: Paisagem cotidiano e transformação.

Pão de açucar RJ aula de Geografia

Nesse plano de aula sobre paisagem, você vai encontrar a unidade temática, objeto de conhecimento, habilidades trabalhadas, conteúdos trabalhados previamente e método de avaliação. Então vamos começar.

Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo

Paisagem, Cotidiano e transformação na Cidade de (Use a sua cidade). O Objetivo aqui é que os alunos conheçam as paisagens que o cercam, as relações entre sociedade e natureza bem como as transformações que ocorreram ao longo do tempo.



Publicidade 



É de extrema importância que o aluno conheça e perceba o seu espaço vivido. Observar a paisagem é um caminho metodológico de levantar hipótese para entender a configuração socioespacial do momento.

Objetos de Conhecimento: Identidade sociocultural

Aqui pretendemos que o aluno reconheça  identifique os elementos naturais e artificiais impressos na paisagem, bem como as relações humanas e a produção do espaço como resultado dessa interação.

Habilidades trabalhadas alinhadas à BNCC

  • (EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. 
  • (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Metodologia didática para o desenvolvimento da aula sobre paisagem


Duas crianças rodeadas de livros, lápis de cor e um globo terrestre a esquerda.


A sequencia didática se dará da seguinte forma: 

Os alunos serão convidados a irem para o pátio da escola que possibilita a visualização da paisagem em torno da escola. 

Em grupos eles serão incentivados a observar tudo o que veem, descrever o que estão vendo e identificar ação humana na paisagem, registrando tudo no caderno.


Em sala de aula cada grupo vai identificar em seu próprio relatório quais são os elementos naturais e artificiais que estão descritos em suas observações feitas na aula anterior.  Também levarão para a casa a seguinte tarefa:

Realizar entrevista com pais, familiares e amigos, sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo nas paisagens da cidade e coletar fotografias antigas e recentes, documentos, imagens de jornais, revistas, etc.



Publicidade 


Com a tarefa de casa em mãos (dados coletados através da entrevista e levantamento de outras fontes, os alunos serão orientados a analisar as imagens atuais, comparando com os documentos coletados.

Após a análise, os alunos serão orientados a produzir cartazes onde eles possam expor suas descobertas a respeito das imagens e dados coletados durante a pesquisa. 

Poderão expor todos os documentos coletados, fotos  ou mesmo croquis criados por eles mesmos mostrando as mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Com os cartazes em mãos cada grupo irá mostrar o seu trabalho e todos individualmente serão orientados a produzirem um relatório, identificando situações que eles julguem como problemas sociais e ambientais que foram observados nas paisagens durante todas as aulas.

Recursos Didáticos:

Imagens antigas e recentes da cidade, recortes de jornais e revistas, máquina fotográfica, lápis de colorir, cartolinas e entrevista em mãos.

Avaliação:

A avaliação será formativa, portanto contínua. Todas as atividades produzidas nas aulas serão consideradas como avaliação. Cabe ao professor acompanhar todas as etapas da aula.

Critérios adotados para correção das atividades:

Será observado ao longo de todas as aulas, a participação, o interesse, o envolvimento e a produção das atividades propostas como critérios de avaliação.

Espera-se que os estudantes com essa aula possam adquirir as seguintes habilidades:

  •  Saber descrever os elementos observados, assim como representa-los graficamente através de croquis, maquetes e fotos.
  • Comparar elementos antigos e recentes impressos na paisagem a fim de reconhecer os processos históricos sociais.
  • Questionar a realidade observada de maneira crítica e consciente.
  • Perceber-se como integrante ativo da cidade capaz de participar ativamente e positivamente contribuindo com o meio ambiente e sociedade.
  •  Elaborar e compreender o conceito de paisagem a partir da observação, aulas e atividades produzidas.
  • Propor soluções para os principais problemas socioambientais identificados na paisagem.

Conclusão:


Sempre adapte as sugestões conforme o seu planejamento e valorize os conhecimentos prévios dos seus estudantes.

Gostou da leitura? Então deixe um comentário, sua participação é muito valiosa! Venha fazer parte do blog nos seguindo, assim você receberá todas as atualizações no seu e-mail.

Até mais!

Publicidade